Japão diz monitorar navios da China e Rússia após exercícios navais conjuntos

As autoridades japonesas disseram estar monitorizando a situação em torno de embarcações russas e chinesas após sua passagem pelo estreito de Tsugaru ontem (18).
Sputnik
O governo do Japão está vigiando as ações dos navios de guerra russos e chineses que participaram de exercícios navais conjuntos, segundo informou o vice-secretário-geral das autoridades japonesas Yoshihiko Isozaki.
"Em 18 de outubro registramos uma passagem conjunta de dez navios chineses e russos pelo estreito de Tsugaru do mar do Japão em direção ao oceano Pacífico. Entre eles havia cinco embarcações russas e cinco embarcações chinesas. Tais ações foram registradas pela primeira vez", sublinhou Isozaki.
O vice-secretário-geral japonês afirmou que Tóquio continua monitorando a situação.
Nesta segunda-feira (18), no mar do Japão (também conhecido como mar do Leste) terminaram os exercícios anuais Cooperação Marítima 2021 das marinhas da Rússia e do Exército de Libertação Popular (ELP) da China. Os marinheiros realizaram mais de 20 treinamentos diversos e praticaram manobras táticas e organização de comunicação.
Anteriormente, o Ministério da Defesa do Japão declarou que a passagem de navios das marinhas russa e chinesa está em completa conformidade com as regras internacionais. Não foi registrada qualquer violação de fronteiras marítimas.
Comentar