Japão: erupção do vulcão Monte Aso cria colunas de cinzas e fumaça de 3,5 km (FOTOS, VÍDEO)

A Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês) alertou a população para se manter afastada do Monte Aso, na ilha sul de Kyushu, depois de ele ter lançado colunas de fumaça e cinzas para o céu.
Sputnik
O Monte Aso – o vulcão mais ativo do país – entrou em erupção por volta das 11h48 desta quarta-feira (20) (às 23h48 de terça-feira, 19, no horário de Brasília). Localizado em uma área bastante popular para caminhadas, ele expeliu colunas de cinzas de 3,5 quilômetros de altura.
Foram capturadas várias imagens do momento em que a cratera ardente entrou em erupção.
Passageiro de trem flagra colunas de cinzas e fumaça expelidas de Monte Aso
Devido ao risco de grandes quedas de rochas e fluxos piroclásticos em um raio de um quilômetro da zona da cratera de Nakadake, as pessoas da zona foram advertidas para não se aproximarem da área.
Coluna densa de cinzas e fumaça subido do Monte Aso, no Japão
"Vidas humanas são nossa prioridade, e estamos trabalhando com as Forças de Autodefesa, polícia e bombeiros para lidar eficazmente com a situação", declarou o secretário principal do gabinete Hirokazu Matsuno.
O representante da JMA Tomoaki Ozaki explicou em uma entrevista coletiva que gás tóxico também pode estar sendo emitido do vulcão.
O Japão abriga mais de 100 vulcões e a atividade sísmica na região é alta. Na última quinta-feira (15), uma zona de segurança de 800 metros havia sido estabelecida em redor do Monte Aso após uma pequena erupção.
Comentar