O Monte Aso – o vulcão mais ativo do país – entrou em erupção por volta das 11h48 desta quarta-feira (20) (às 23h48 de terça-feira, 19, no horário de Brasília). Localizado em uma área bastante popular para caminhadas, ele expeliu colunas de cinzas de 3,5 quilômetros de altura.
Foram capturadas várias imagens do momento em que a cratera ardente entrou em erupção.
Passageiro de trem flagra colunas de cinzas e fumaça expelidas de Monte Aso
© REUTERS / Twitter / @ AW_BULL
Devido ao risco de grandes quedas de rochas e fluxos piroclásticos em um raio de um quilômetro da zona da cratera de Nakadake, as pessoas da zona foram advertidas para não se aproximarem da área.
"Vidas humanas são nossa prioridade, e estamos trabalhando com as Forças de Autodefesa, polícia e bombeiros para lidar eficazmente com a situação", declarou o secretário principal do gabinete Hirokazu Matsuno.
O representante da JMA Tomoaki Ozaki explicou em uma entrevista coletiva que gás tóxico também pode estar sendo emitido do vulcão.
O Japão abriga mais de 100 vulcões e a atividade sísmica na região é alta. Na última quinta-feira (15), uma zona de segurança de 800 metros havia sido estabelecida em redor do Monte Aso após uma pequena erupção.