O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), avisou formalmente o presidente nacional do DEM, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, que deixará o partido para se filiar ao PSD. O comunicado foi feito em um encontro entre os dois na terça-feira (19), em Brasília, informa o portal Metrópoles nesta quarta-feira (20).
A filiação de Pacheco ao PSD já vinha sendo discutida nos bastidores desde o primeiro semestre de 2021. No começo do mês, o DEM aprovou a fusão com o PSL e a criação do partido União Brasil.
De acordo com a mídia, mesmo em nova legenda, o presidente do Senado ainda não teria se decidido se vai concorrer ao Palácio do Planalto. Se permanecesse no novo partido, União Brasil, Pacheco enfrentaria a concorrência de dois nomes para ser o candidato da terceira via nas eleições do ano que vem: o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o apresentador José Luiz Datena (PSL).
Ainda segundo o portal, o presidente do Senado deve acertar os detalhes do ato de filiação à nova legenda em encontro com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, nesta quarta-feira (20), em Brasília. A expectativa é que a cerimônia ocorra na próxima semana.