Venezuela reforça 'disposição plena' para normalização das relações entre Caracas e Bogotá

Chefe do Parlamento venezuelano reforçou ao seu homólogo colombiano "disposição plena" para normalização das relações bilaterais entre os países sul-americanos.
Sputnik
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, informou nesta quarta-feira (20) que, na qualidade de mais alto representante do Poder Legislativo venezuelano, manifesta ao chefe do Senado colombiano, Juan Diego Gómez Jiménez, a "plena disposição" do Parlamento venezuelano para iniciar o processo de normalização plena das relações bilaterais entre os dois países.
A declaração de Rodríguez ocorre após o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela ter recebido uma comunicação assinada na véspera por seu homólogo colombiano.
​20 de outubro. O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, anunciou que o presidente do Senado colombiano propôs ao Parlamento [da Colômbia]: normalizar as relações diplomáticas e comerciais [entre os dois países]; necessidade de proteger empresas colombianas na Venezuela e vice-versa; verificar as boas práticas entre os países.
Rodríguez disse ainda que, em resposta à carta enviada por Jiménez, indicou que o Parlamento venezuelano está "totalmente pronto para iniciar o processo" expresso na proposta aprovada pelo Congresso colombiano na terça-feira (19).
Nesse sentido, o chefe do Parlamento venezuelano explicou que a Assembleia realizará uma sessão na quinta-feira (21) para discutir a formação de uma comissão que terá "características semelhantes à aprovada no Senado colombiano".
No início do mês, após dois anos encerrada, a "abertura comercial" da fronteira entre Colômbia e Venezuela foi anunciada. A passagem fronteiriça binacional foi fechada em 2019 por Maduro em meio à crise política e diplomática entre os dois Estados.
Comentar