De acordo com a revista Der Spiegel, que cita o Ministério Público do país, o homem possuía uma grande quantidade de armas, além de ter em sua posse material radioativo estrôncio-90, cuja quantidade exata não foi especificada.
A revista revela ainda que foram encontrados dois arquivos secretos do Serviço Federal de Inteligência alemão relativamente à situação na Coreia do Norte.
Não se sabe como Michael K. conseguiu obter estes documentos. Na busca foi encontrada também "grande quantidade de literatura comunista".
Segundo observa a publicação, anteriormente contra Michael K tinha sido aberto um processo judicial por violação da lei do comércio externo e da lei de controle de armas militares. Agora foram adicionadas acusações de "manejo não autorizado de substâncias radioativas".
A investigação contra o homem foi iniciada quando ele tentou enviar uma encomenda suspeita para os EUA. Durante uma inspeção, funcionários do aeroporto de Frankfurt-no-Main encontraram no pacote um silenciador de fuzil da Segunda Guerra Mundial.