Um dos planetas mais jovens já encontrados fora do Sistema Solar foi registrado por uma equipe internacional de cientistas da Universidade do Havaí, EUA no Observatório Keck.
"Esta descoberta fortuita adiciona-se a uma lista de elite de planetas que podemos observar diretamente com nossos telescópios", explica Eric Gaidos, principal autor do estudo, em comunicado divulgado na sexta-feira (22).
Isso é possível porque o novo planeta, batizado de 2M0437b, é até cinco vezes mais massivo do que Júpiter. Orbitando uma estrela recém-formada, a 400 anos-luz da Terra, o 2M0437b se formou com sua estrela entre dois e cinco milhões de anos atrás. O planeta é tão jovem que ainda está quente com a energia liberada durante sua formação, com temperatura semelhante à da lava do vulcão Kilauea, no Havaí.
De acordo com os astrônomos, o achado pode ser muito importante porque desafia o modelo atual de compreensão de formação de planetas. 2M0437b é muito grande e muito jovem para ser compatível com os modelos atuais de formação de planetas.
"Ao analisar a luz deste planeta, podemos dizer algo sobre sua composição e, talvez, onde e como ela se formou em um disco de gás e poeira há muito desaparecido em torno de sua estrela", comenta Gaidos.