O acampamento medieval foi descoberto na Rodovia 79 perto de Séforis, a cerca de 30 quilômetros de Tiberíades, durante os trabalhos de ampliação dessa estrada, informa The Times of Israel.
Dezenas de artefatos de metal, incluindo moedas, pontas de flechas e pregos de ferradura, foram encontrados no local. Ante tal descoberta, os pesquisadores acreditam que esses materiais possam pertencer a um assentamento militar temporário no Reino de Jerusalém entre 1099 e 1291.
Local de descoberta de antigo acampamento de cruzados, no norte de Israel
© Foto / Autoridade de Antiguidades de Israel
"A maioria dos pregos que encontramos eram usados", contou o arqueólogo Rafi Lewis, explicando que o acampamento de Séforis foi, provavelmente, usado como um ponto de apoio para os soldados substituírem os pregos quebrados das ferraduras de seus cavalos antes de prosseguirem para uma nova batalha.
Restos de prego utilizado nas ferraduras dos cavalos dos cruzados durante sua ocupação de Israel, no século XII
Lewis também comentou que foram encontrados "artefatos aristocráticos", tais como ganchos de cabelo de estilo europeu e fivelas douradas que, provavelmente, foram utilizadas por cavaleiros e outras pessoas de elite.
Moeda encontrada no antigo acampamento de cruzados, no norte de Israel
Contudo, os arqueólogos acreditam que se houvesse algo mais precioso, teria já sido guardado e levado de volta às fortificações permanentes, em meio às batalhas finais, quando as forças muçulmanas retomaram Jerusalém.
Segundo os pesquisadores, o campo em estudo deveria ter sido abandonado em julho de 1187.