A empresa de inteligência de segurança marítima Dryad Global, informou que o ataque à embarcação ainda está ocorrendo, pelo que um navio de guerra já está se dirigindo para o local.
Segundo relatos, o porta-contêineres MSC Lucia, construído em 1985, foi invadido por um número desconhecido de homens armados. Por enquanto, os detalhes sobre o ataque ainda não estão claros, apenas se sabendo que o navio em causa foi atacado a sul da Nigéria e a oeste da República de Camarões, a cerca de 86 milhas náuticas a sudoeste do Terminal de Agbami, na Nigéria.
Do mesmo jeito, ainda não se sabe se a tripulação a bordo do porta-contêineres está segura.
As embarcações que navegam na zona foram aconselhadas a tomarem cuidado ao se movimentarem na região em causa, conhecida por atos de pirataria e sequestros de marinheiros.
Ao mesmo tempo, o Maritime Domain Awareness Trade (MDAT-GoG), um projeto conjunto das Marinhas do Reino Unido e da França, também relatou que um navio foi atacado na mesma área. Contudo, não é certo se esse navio seria o MSC Lucia, mas o MDAT-GoG confirmou que o grave acontecimento já tinha terminado e que o navio e sua tripulação estavam em segurança.
Recentemente, o Ministério da Defesa da Rússia informou que marinheiros da Frota do Norte regataram o navio porta-contêineres com bandeira do Panamá dos piratas responsáveis pelo ataque. De acordo com a autoridade russa, os piratas abandonaram a embarcação assim que avistaram as forças marítimas russas se aproximando.