No início do dia, relatos sugeriram que os postos de gasolina em toda a República Islâmica estariam com falhas em seu funcionamento. Ao mesmo tempo, os sistemas informáticos hackeados estariam exibindo a pergunta "onde está a gasolina?", dirigida ao líder supremo iraniano, aiatolá Khamenei.
"O Conselho Supremo de Segurança Nacional confirmou que houve um ataque cibernético contra o sistema informático de distribuição de combustível [...] Os especialistas técnicos estão resolvendo o problema, o processo de reabastecimento voltará ao normal em breve", informou a televisão estatal.
Internautas compartilharam imagens nas redes sociais mostrando as longas filas formadas perto dos postos de combustível, com os cidadãos tentando sua sorte em reabastecer seus veículos.
26 de outubro - Shiraz, centro-sul do Irã
Imagens de uma longa fila para um posto de gasolina
Imagens de uma longa fila para um posto de gasolina
Até agora, nenhum grupo se responsabilizou pelo ataque cibernético em causa. Entretanto, a televisão estatal iraniana declarou que altos funcionários do Ministério do Petróleo tiveram uma "reunião de emergência" para resolver os assuntos técnicos.
Relatos indicam ocorrência de um ataque cibernético que atingiu a "rede inteligente de distribuição de combustível" do Irã, levando ao fechamento de postos de gasolina por todo o país.
No início do dia [26], relatos indicavam falhas nos postos de gasolina em todo o Irã. Este homem em Isfahan mostra um posto de gasolina que não está funcionando.
Este incidente acontece quase dois anos após protestos generalizados terem atingido o país devido a um grande aumento no preço dos combustíveis.