O Ministério das Antiguidades e Turismo do Egito anunciou a descoberta de novas cabeças de pedra na área de escavação na antiga via de el-Kebash (ou Avenida das Esfinges), em Luxor, que está atualmente em restauração, avança portal Al-Monitor.
"A missão arqueológica que trabalha na zona de el-Assasif, na parte ocidental da província de Luxor, encontrou três cabeças de carneiro. As escavações continuam na área como parte do projeto para restaurar el-Kebash, que deve abrir nas próximas semanas", disse Mustafa al-Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades.
Segundo ele, uma das cabeças pertence ao rei Amenhotep III "uma vez que a cabeça possui um chifre, um olho e o buraco onde a cobra é colocada". A coroa de Amenhotep III tinha orifícios para a cobra.
"Espera-se que as cabeças de carneiro sejam colocadas nos corpos das estátuas ao longo da avenida", observou secretário-geral.
A Avenida das Esfinges, de 3.000 anos de idade e 2,5 km de comprimento, era o local de procissões cerimoniais e originalmente conectava os templos de Luxor e Karnak. A avenida de arenito é ladeada de ambos os lados por estátuas em forma de esfinge com cabeças de carneiro.