Este peixe não tem língua natural, mas antes uma língua composta por um grupo de parasitas conhecidos como peixe-comedor-de-língua.
Contudo, parece que esse parasita não é tão raro assim, sendo até bastante comum em algumas espécies de peixe menos conhecidas, explica o portal Phys.org.
O peixe na foto é um coqueiro do Atlântico, e o parasita, chamado de peixe-comedor-de-língua, é um crustáceo isópode bastante comum em todo o continente americano.
Parasita que substitui língua de peixe capturado em parque estadual do Texas
O parasita entra na boca do peixe através de suas guelras. Apenas o parasita fêmea substitui a língua, enquanto o macho permanece nas guelras. Este pequeno crustáceo é o único parasita conhecido por substituir completamente um órgão em outra criatura, informa a mídia.
Até agora, não foram realizadas pesquisas suficientes sobre este parasita para entender como ele consegue fazer isso. Estudos anteriores, no entanto, mostraram que o peixe-comedor-de-língua não sobrevive comendo o alimento ingerido pelos peixes, mas em vez disso consome o muco que se forma no interior de suas bocas.
Contudo, a nova língua não parece prejudicar o peixe, ou até mesmo, provavelmente, as pessoas que o pesquem, mas ainda não se sabe o que poderia acontecer se uma pessoa comesse o peixe-comedor-de-língua.