A Frota do Pacífico da Rússia receberá quatro novos submarinos nos próximos anos, informou o chefe do comando das forças submarinas da frota, contra-almirante Arkady Navarsky.
"Esperamos a entrega de quatro submarinos: dois Borei e dois Yasen. Sua construção está quase concluída. Alguns deles já participam de testes de mar", disse o contra-almirante.
A entrada em serviço dos quatro novos submarinos reforçará a capacidade do componente naval da Força Estratégica Nuclear da Rússia, adicionou Navarsky.
Além disso, o contra-almirante afirmou que os mísseis balísticos intercontinentais R-30 Bulava, que integram o arsenal dos submarinos Borei-A, são capazes de superar qualquer sistema de defesa aérea.
Os submarinos nucleares modernizados do projeto 955 Borei-A de quarta geração são armados com mísseis R-30 Bulava, o armamento mais avançado. Atualmente, os navios Knyaz Oleg e Generalissimus Suvorov estão terminando os testes.
Os submarinos nucleares multifuncionais do projeto 885M Yasen-M estão equipados com mísseis de cruzeiro Oniks, Tsirkon ou Kalibr. Atualmente, os submarinos Novosibirsk e Krasnoyarsk estão se preparando para testes.