A ministra francesa do Mar, Annick Girardin, declarou que Paris poderia proibir os barcos de pesca britânicos de desembarcarem em portos franceses se persistissem as tensões bilaterais sobre a pesca.
O ministério francês afirmou nesta quinta-feira (28) que o país teria dado alertas verbais a dois barcos britânicos que estavam pescando em águas do porto francês de Le Havre. De acordo com o ministério, um dos barcos foi redirecionado para o porto francês, com o capitão enfrentando uma ação judicial e o confisco da embarcação.
O episódio ocorre em decorrência da resposta britânica às ameaças de sanções de Paris depois de Londres retirar permissões a 35 embarcações francesas para pescar em águas britânicas.
O ministro de Estado do governo britânico, lord David Frost, afirmou que a ação de Paris ao ameaçar o acesso de embarcações britânicas aos portos franceses foi "lamentável", destacando que Downing Street recebeu uma notificação formal do Palácio do Eliseu sobre o assunto.
A ação ocorreu depois de um porta-voz da Downing Street alertar que Londres responderia às sanções francesas unilaterais e apresentaria um protesto junto à Comissão Europeia.
"As medidas ameaçadoras não parecem ser compatíveis com o Acordo de Cooperação e Comércio e com o direito internacional [...] Se concretizadas, [elas] serão recebidas com uma resposta adequada ", afirmou o porta-voz.
Em uma declaração conjunta na quarta-feira (27), os ministros dos Negócios Europeus e do Mar francês ameaçaram elevar as taxas e inspeções de higiene das importações provenientes do Reino Unido.
A separação das áreas de pesca depois que o Reino Unido se retirou da UE revelou ser um dos assuntos mais problemáticos do "divórcio" europeu, junto com a questão da fronteira da Irlanda do Norte.