Há quem sugira que se trate de um avião capaz de decolar e aterrissar no convés de porta-aviões, o J-35. Porém, segundo o portal Naval News, a designação oficial da aeronave é por enquanto desconhecida.
As fotos de um caça verde fluorescente que circulam na web parecem mostrar realmente que se trata de uma aeronave baseada no FC-31, adaptada para operações em porta-aviões.
Uma imagem ampliada mostra claramente a barra de lançamento da catapulta e a linha de dobra das asas – detalhes que nenhuma aeronave, a não ser as embarcadas, precisaria ter.
Os observadores também notaram um sensor de infravermelho (EOIRST, na sigla em inglês) montado debaixo do nariz do avião e o que parece ser uma silhueta ligeiramente remodelada da cobertura da cabine de pilotagem, o que poderia indicar um pacote de aviônicos maior montado na fuselagem atrás da cabine.
E aqui está... o J-XY/J-35. Primeiro [exibiram] o J-20S há alguns dias, agora isto. Vejam a barra de lançamento da catapulta, a linha de dobra da asa e o EOIRST debaixo do nariz.
De acordo com a edição Naval News, o voo foi realizado na instalação de testes da Harbin Aircraft Industry Group, no norte da China.
Devo admitir, estou novamente sem palavras! Dentro de apenas alguns dias foi revelado não só o J-20B – o primeiro caça furtivo de dois lugares, mas finalmente também o J-35 (?). Deem as boas-vindas desta vez à nova geração de caças embarcados em porta-aviões da China ... e isto não é uma notícia falsa.
O mais provável é que a nova aeronave seja denominada de J-21, uma vez que o mais recente caça chinês em serviço é o J-20, outro avião de quinta geração da China.