"A detenção do navio é efetuada como medida provisória devido a uma demanda de terceiros relacionada às atividades anteriores da embarcação científica de pesquisa Akademik Ioffe", lê-se em nota publicada na página oficial da embaixada. Acrescenta-se ainda que foram apreendidos documentos do navio.
A ação judicial contra o navio de pesquisa russo foi apresentada pela empresa canadense One Ocean Expeditions Ltd em relação a anteriores atividades comerciais do navio, informou a embaixada.
"A ação foi apresentada pela [empresa] canadense One Ocean Expeditions Ltd em conexão com as atividades comerciais anteriores do navio Akademik Ioffe", lê-se em comunicado.
Segundo indicou a entidade diplomática russa, o navio opera sob a bandeira da Rússia e é propriedade do Estado, já o instituto utiliza-o para fins científicos.
A embaixada russa em Copenhague recebeu e entregou ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia cópias das decisões judiciais com base nas quais o navio foi detido. Os funcionários da embaixada russa estão em contato com os seus homólogos dinamarqueses.
A missão diplomática russa na Dinamarca informou à Sputnik que a bordo do navio detido há 38 membros da tripulação e 23 pesquisadores.
O navio de pesquisa Akademik Ioffe foi construído em 1988 e tem 117 metros de comprimento. Dona de status de instalação científica única, a embarcação é utilizada para experimentos sonoros de longa distância no oceano.