Cientistas revelam doença que pode aumentar chance de hospitalização e COVID-19 grave

Cientistas do Instituto de Pesquisa Médica de Berghofer do estado australiano de Queensland identificaram uma relação entre uma doença do sistema digestivo e o coronavírus.
Sputnik
Os genes que provocam o desenvolvimento do refluxo gastroesofágico (retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, causando azia) também podem afetar estado durante a COVID-19, segundo uma nova pesquisa divulgada na revista Human Molecular Genetics.
Foi descoberto que esta doença tem os mesmos fatores de risco como o coronavírus: obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes.
"Descobrimos que os genes que provocam refluxo gastroesofágico estão relacionados a um aumento de 15% de risco da doença grave e hospitalização durante a COVID-19", disse Jue-Sheng Ong, um dos autores do trabalho, citado pelo tabloide Daily Mail.
A análise da influência dos fatores de risco comuns mostrou que a obesidade explica parcialmente a relação entre a doença do sistema digestivo e a gravidade da COVID-19.
"Os resultados sugerem que o refluxo gastroesofágico pode desempenhar um papel direto no aumento do risco de hospitalização com o coronavírus", concluiu Ong.
Comentar