Na quarta-feira (3), Israel anunciou que está pronto para implantar seu novo sistema de defesa Sky Dew, projetado para alertar sobre a presença de drones, aeronaves tripuladas, munição avançada e qualquer risco aéreo que ameace o país.
Trata-se de um sistema de radar montado em um enorme aeróstato, em forma de zepelim, que está pronto para ser lançado em direção ao norte do país, explicou o Ministério da Defesa israelense, que compartilhou imagens do processo de montagem da plataforma aérea.
"O novo sistema fortalece a barreira de defesa que Israel construiu frente às distantes e iminentes ameaças aéreas dos inimigos. Através das capacidades de detecção e do sistema de defesa de múltiplas camadas, será preservada a vantagem de Israel na área e será proporcionado o alcance operacional requerido para manter a segurança", assegurou o ministro da Defesa, Benny Gantz.
A tecnologia de globo aerostático foi desenvolvida pela empresa norte-americana TCOM.
O sofisticado sistema de radar foi resultado de uma colaboração entre o Ministério da Defesa, a Força Aérea, as Indústrias Aeroespaciais Israelenses, a Organização de Defesa de Mísseis de Israel e a Agência de Defesa Antimísseis dos EUA.
De acordo com o jornal Haaretz, nos últimos anos, Israel detectou e frustrou tentativas por parte do Irã, Líbano e Síria de implantar avançados drones para tentar atacar o país.