O Olho de Cleópatra é uma nebulosa planetária da constelação Eridanus com uma estrutura incomum: possui uma região externa e um centro interno mais brilhante.
Durante a observação do Hubble, a proximidade das estrelas indicou uma possível conexão gravitacional entre os astros próximos e as estrelas centrais da nebulosa.
Olho de Cleópatra, também conhecido como NGC 1535
© Foto / NASA, ESA, e H. Bond e R. Ciardullo (Universidade Estadual da Pensilvânia), Processada: Gladys Kober (NASA/Universidade Católica da América)
Além disso, após a observação da distância entre a estrela central da NGC 1535 e sua possível parceira, foi sugerido que o Olho de Cleópatra faz parte de um sistema estelar binário gravitacionalmente conectado.
De acordo com a NASA, as nebulosas planetárias são formadas quando uma estrela do tamanho do nosso Sol morre, expelindo suas camadas externas para o espaço, enquanto o núcleo é transformado em uma estrela anã branca.
Primeiramente, estes objetos se parecem com planetas, contudo, as nebulosas não estão associadas com os planetas existentes.