Descobertas estátuas romanas bem preservadas do Império Romano no Reino Unido (VÍDEO, FOTOS)

Arqueólogos descobriram três bustos romanos perto das ruínas de uma igreja medieval abandonada, localizada a cerca de 80 quilômetros de Londres.
Sputnik
Dois dos bustos de pedra representam um homem e uma mulher adultos, o terceiro é de uma criança. Todos são característicos das primeiras esculturas romanas, segundo a Artnet News.
Os especialistas acreditam que os artefatos descobertos podem datar da época em que o Reino Unido fazia parte do Império Romano, de 43 d.C. a 410 d.C.
​Busto de uma mulher romana descoberto durante as escavações na Igreja de Santa Maria, Stoke Mandeville, junto com outras estátuas de um homem e uma criança. Achado incrível da Grã-Bretanha romana!
As estátuas foram encontradas nas ruínas da Igreja de Santa Maria, no condado de Buckinghamshire. A igreja foi erguida em 1080, renovada nos séculos XIII, XIV e XVII depois abandonada no final do século XIX. Antes disso, no local poderia haver um cemitério da Idade do Bronze, seguido por um mausoléu romano.
"As estátuas estão muito bem preservadas, e você realmente tem uma impressão das pessoas que elas representam", disse a arqueóloga Rachel Wood. "Olhar para os rostos do passado é uma experiência única."
Anteriormente, os pesquisadores descobriram no local uma jarra de vidro hexagonal bem preservada de mais de mil anos, que os cientistas acreditam ser também da era romana, além de azulejos, urnas de cremação e pedaços de gesso pintado.
Os objetos encontrados serão entregues para um laboratório para limpeza e pesquisa. Ainda não se sabe para onde serão transferidos depois.
Comentar