Quarto achado em cidade arrasada pelo Vesúvio revela escravidão em Pompeia (FOTOS, VÍDEO)

Em seu interior, os arqueólogos encontraram três camas de madeira, bem como artigos de uso cotidiano e outros elementos que sugerem que foi ocupado de forma regular, provavelmente por uma família escravizada pelos romanos.
Sputnik
Uma equipe de arqueólogos descobriu em uma moradia localizada nos arrabaldes da antiga cidade de Pompeia, poucos quilômetros ao sul da atual cidade de Nápoles, uma pequena habitação em "excelente estado de conservação" que pertenceu a uma família de escravos, dando pistas sobre a vida diária deste setor da sociedade antes que a mítica urbe romana fosse arrasada pela erupção do Vesúvio em 79 d.C., segundo a Reuters.
Quarto de família escravizada é encontrado na antiga cidade de Pompeia, destruída pela erupção vulcânica do Vesúvio
De acordo com o ministro da Cultura da Itália, Dario Franceschini, esta nova e importante descoberta enriquecerá a compreensão sobre a vida diária dos habitantes da antiga cidade, "especialmente desta classe social, da qual ainda pouco se sabe".
O quarto, de 16 metros quadrados, foi encontrado próximo dos estábulos de uma antiga moradia em Civita Giuliana, aproximadamente 700 metros ao norte das muralhas da antiga Pompeia.
Quarto de família escravizada é encontrado na antiga cidade de Pompeia, destruída pela erupção vulcânica do Vesúvio
Em seu interior foram encontradas três camas de madeira, bem como objetos de uso cotidiano, como ânforas ou jarros, e um urinol, evidência que sugere que o lugar foi ocupado de forma contínua, provavelmente por uma pequena família de escravos.
Sobre as camas os cientistas encontraram um cofre de madeira com diversos objetos de metal e tecido, que acreditam que poderiam ser partes de arreios de cavalos, bem como o eixo de uma carruagem.
A antiga Pompeia abrigava aproximadamente 13 mil pessoas antes de ser arrasada pela violenta erupção do Vesúvio em 79 d.C., cobrindo as pessoas e casas com lavas, barro e cinzas, elementos que permitiram que, em muitos casos, os vestígios e restos escavados desta região apresentassem um "excelente" estado de conservação.
Comentar