Rio regulamenta rodas de samba em espaços públicos
Nesta sexta-feira (5), a prefeitura do Rio assinou um decreto estabelecendo um novo cadastramento e um calendário atualizado para o circuito das rodas de samba. Segundo a prefeitura, o Novo Programa de Desenvolvimento Cultural Rede Carioca de Rodas de Samba é destinado a organizar os espaços públicos durante os eventos, atendendo às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O documento determina que cada roda de samba só pode se apresentar uma vez por semana e que o número máximo de expositores será de 22, conforme o portal G1. Além disso, o Brasil recebeu neste domingo (7) mais 1,1 milhão de doses de vacina Pfizer para sua campanha de vacinação, enquanto o Ministério da Saúde informa que 122,3 milhões de brasileiros completaram o curso de imunização, equivalente a 56,06% da população. Entretanto, o Brasil confirmou mais 64 mortes e 5.774 casos de COVID-19, totalizando 609.484 óbitos e 21.877.828 diagnósticos da doença, informou o consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa.
Primeiro ensaio técnico da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, realizado na cidade do Rio de Janeiro, 5 de novembro de 2021
Elias do Sargento é eleito novo prefeito de Jaguaruana, no Ceará
Neste domingo (7), o candidato do PCDoB, José Elias de Oliveira, conhecido como Elias do Sangrento, foi eleito prefeito da cidade de Jaguaruana, no Ceará, com 51,64% dos votos válidos. Ele disputou as eleições com o candidato Roberto Barbosa Moreira e com o vice Carlos Regis, que obteve 48,36% dos votos. O vice-prefeito é Reginaldo Araújo da Silva. Durante a campanha, foram registradas quatro suspeitas de crime de compra de votos, conforme informou a Polícia Federal. Serão instaurados inquéritos policiais. Mesmo assim, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará avaliou o pleito de forma positiva, comentando que "estamos satisfeitos com toda a logística implementada nesta eleição em especial, com a transmissão da auditoria de votação eletrônica". 87,17% dos eleitores de Jaguaruana compareceram às urnas (23.276 eleitores).
Eleição geral na Nicarágua: Biden acusa governo nicaraguense de orquestrar eleição de 'pantomima'
O presidente dos EUA, Joe Biden, comentou a eleição geral na Nicarágua dizendo que foi antidemocrática e que Washington vai responsabilizar o atual governo. "O que o presidente nicaraguense Daniel Ortega e sua esposa, a vice-presidente Rosario Murillo, orquestraram hoje [7] foi uma eleição de pantomima que não foi nem livre nem justa, e muito certamente não democrática", disse ele em comunicado. O presidente americano acusou o governo nicaraguense de ter detido cerca de 40 figuras de oposição desde maio, incluindo potenciais candidatos à presidência. Neste domingo (7), a Nicarágua elegeu o presidente e o parlamento para mais cinco anos. A Frente Sandinista de Libertação Nacional, no poder, tinha confirmado o presidente atual Ortega e sua esposa como seus candidatos a presidente e a vice-presidente, respetivamente. Conforme contou à Sputnik a presidente do Conselho Eleitoral Supremo do país, Brenda Rocha, as eleições decorreram em uma atmosfera de tranquilidade, com um alto comparecimento às urnas. Ela também ressaltou que as ameaças dos EUA sobre mais sanções e alegações de eleições antidemocráticas não impediram um processo de votação transparente e justo. Segundo ela, 15 partidos políticos participaram das eleições, que foram realizadas de acordo com a vontade do povo nicaraguense, e não de potências estrangeiras.
Presidente da Nicarágua e presidenciável na eleição, Daniel Ortega, após ter votado em Manágua, 7 de novembro de 2021
© AFP 2023 / Cesar Perez / Presidência da Nicarágua
PC da China realiza reunião que deve reforçar poder do presidente
Os líderes do Partido Comunista da China, no poder, começaram nesta segunda-feira (8) uma reunião crucial que deverá reforçar o poder do presidente Xi Jinping. Cerca de 400 membros do Comitê Central estão reunidos em Pequim para a sessão plenária de quatro dias, que se realiza a portas fechadas como todas as reuniões da liderança chinesa. A agência de notícias estatal Xinhua informou que Xi abriu o encontro com o relatório de trabalho e "explicações do projeto de resolução a respeito das principais realizações e experiência histórica" do partido através de sua história de 100 anos. A resolução vai definir o quadro para o 20º Congresso do Partido no ano que vem, no qual se espera que Xi declare que cumprirá um terceiro mandato, consolidando sua posição como o líder mais poderoso da China desde Mao Tsé-Tung. A mídia estatal saudou a liderança de Xi na preparação para a reunião desta semana, declarando que ele é "um homem de pensamentos e sentimentos profundos, um homem que herdou um legado, mas se atreve a inovar, e um homem que tem visão de futuro e está empenhado em trabalhar incansavelmente".
Presidente chinês, Xi Jinping, durante discurso no aniversário da Revolução de Xinhai, 9 de outubro de 2021
© AP Photo / Andy Wong
Premiê do Iraque diz que sabe quem esteve por trás de atentado contra ele
Na madrugada do domingo (7), houve diversos relatos da mídia de que a residência do primeiro-ministro iraquiano, Mustafa Al-Kadhimi, foi atacada por um drone e um foguete. Segundo informações, três guardas do premiê ficaram feridos. Mustafa Al-Kadhimi escreveu no Twitter após o ataque que estava bem, pedindo calma e contenção de todos. Durante uma reunião de emergência do governo iraquiano, ele disse: "Vamos perseguir aqueles que cometeram esse atentado, sabemos bem quem são e vamos desmascará-los". O Ministério do Interior qualificou o atentado de ataque terrorista, especificando que foi realizado por meio de três drones, dois dos quais foram abatidos. Segundo as forças de segurança do país, o primeiro-ministro não ficou ferido. O Departamento de Estado americano, por sua vez, disse que os EUA estão em contato próximo com as forças de segurança iraquianas e ofereceram sua assistência. O secretário de Estado, Antony Blinken, teve uma conversa telefônica com o primeiro-ministro Al-Kadhimi após o atentado. Blinken sublinhou que esse foi também "um ataque contra a soberania e estabilidade do Estado iraquiano", segundo comunicado do Departamento.
Primeiro-ministro do Iraque, Mustafa Al-Kadhimi, durante encontro com chefes de segurança após ataque de drones contra sua residência em Bagdá, 7 de novembro de 2021
© REUTERS / Assesoria de imprensa do primeiro-ministro do IRaque
Assange e sua noiva processam secretário da Justiça britânico
O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, e sua noiva, Stella Moris, apresentaram uma ação contra o secretário (ministro) da Justiça do Reino Unido, Dominic Raab, e a chefe da prisão de Belmarsh, onde Assange se encontra agora, por impedir seu casamento, informou o The Daily Mail. O casal alega que os obstáculos colocados pelas autoridades do Reino Unido nesta relação fazem parte de uma guerra política contra Assange. "Não há razão para interferência política no que é um direito humano básico. As revelações da CIA [Agência Central de Inteligência dos EUA] mostram quão longe algumas agências estão dispostas a ir em sua perseguição de Julian", disse Moris citada pela mídia. Assange e Moris estão juntos há cinco anos e têm dois filhos. Eles pediram assistência para a organização do casamento em maio, quando o delator já estava na cadeia, mas sem efeito. A ação acusa Raab e a chefe da prisão Jenny Louis de abusar de seu poder sobre Assange, comportando-se irracionalmente e injustamente ao negar ao casal e aos seus filhos os seus direitos humanos. Os acusados têm o prazo até 12 de novembro para responder. Assange é procurado pelos Estados Unidos por acusações de espionagem depois que o WikiLeaks publicou documentos classificados que lançam luz sobre os crimes de guerra cometidos pelas tropas americanas no Iraque e no Afeganistão.