Pelo menos 105 casos, do vírus que é transmitido por mosquitos, foram relatados na cidade indiana de Kanpur, no estado de Uttar Pradesh, segundo informou a mídia News18 nesta terça-feira (9).
O primeiro caso foi confirmado em 23 de outubro deste ano. O Departamento de Saúde está realizando programas de higienização, incluindo pulverização contra larvas, identificação de pacientes com febre e rastreamento de pessoas gravemente doentes e mulheres grávidas.
Foi solicitado às autoridades de Saúde para aumentarem a vigilância e garantirem a recolha de amostras e testes de porta em porta.
Enquanto isso, o vice-chefe do estado de Nova Deli, Manish Sisodia, informou que o governo está em alerta com a alta de casos de infecções. Até agora, nenhum outro estado indiano relatou novos casos.
Em Assam, estado localizado no leste da Índia, a situação em torno da doença está sendo monitorizada muito cuidadosamente, de acordo com o The Times of India. O governo local ordenou que as autoridades de Saúde testem pessoas que visitaram recentemente Kanpur e apresentam febre alta.
Origem e sintomas do zika vírus
O vírus da zika é causado pelos mosquitos Aedes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A infecção foi detectada pela primeira vez em macacos em Uganda, na África, em 1947 e depois em humanos em 1952.
Não existe medicação nem vacinas para combater o vírus. Os sintomas incluem um início agudo de febre e exantema maculopapular, no entanto, a hospitalização não é necessária e mortes são raras.
O período de incubação é de três a 14 dias e a maioria das pessoas infectadas não desenvolvem quaisquer sintomas reais.
Na Índia, o primeiro surto do zika vírus foi relatado na cidade de Ahmedabad, no estado de Gujarat em janeiro de 2017, e o segundo no distrito de Krishnagiri, no estado de Tamil Nadu, em julho de 2017.