A Rússia está desenvolvendo um novo sistema de defesa antiaérea/antimíssil, revelou na terça-feira (9) Sergei Shoigu, ministro da Defesa da Rússia.
Shoigu sublinhou que Vladimir Putin, presidente da Rússia, deu "particular atenção à necessidade do desenvolvimento avançado [e] entrega às forças nacionais dos sistemas de defesa antiaérea/antimíssil S-350, S-500 e S-550" durante seus encontros com a administração militar do país, que se realizaram entre 1º de novembro e quarta-feira (3).
O ministro da Defesa russo não referiu mais detalhes sobre o novo sistema de armamento.
Segundo os encontros realizados há uma semana, foi indicado que as Forças Armadas da Rússia receberão em breve os primeiros exemplares de série do sistema de defesa antiaérea S-500, enquanto Putin acrescentou que nos últimos quatro anos as Forças Armadas passaram a dispor de 25 novas baterias do sistema S-400, tendo mais de 20 unidades do S-300 sido modernizadas.
O S-500 é um sistema de defesa antiaérea de nova geração, capaz de interceptar alvos a distâncias de cerca de 600 km e grandes alturas, com alto potencial de defesa antimíssil.