"O senador dos EUA Jim Risch, membro do Comitê de Relações Exteriores do Senado, efetuou com os senadores Rob Portman, John Barrasso, Ron Johnson, Tom Cotton e Ted Cruz a introdução de uma emenda à Lei de Autorização de Defesa Nacional para o ano fiscal de 2022 para parar o projeto do gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2)", lê-se no comunicado emitido nesta segunda-feira (8).
O projeto de lei de defesa dos EUA de US$ 768 bilhões (R$ 4,25 trilhões) tem apoio bipartidário e espera-se que seja facilmente aprovado assim que o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, agendar a votação.
Logo do projeto Nord Stream 2 em gasoduto exposto na fábrica de Chelyabinsk, Rússia, 26 de fevereiro de 2020 (foto de arquivo)
© REUTERS / Maxim Shemetov
Vale recordar que no fim de maio o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que as sanções dos EUA contra a empresa Nord Stream 2 AG, que gerencia a construção do gasoduto, seriam contraproducentes para as relações com os europeus.
Biden ressaltou que as sanções dos EUA contra a Nord Stream 2 AG não fariam nada para impedir o projeto porque ele estaria quase pronto.
O Nord Stream 2 vai desde a costa russa, através do mar Báltico, até a Alemanha e é composto por duas linhas de gasoduto com uma capacidade total de 55 bilhões de metros cúbicos de gás por ano. A construção do gasoduto foi concluída em 10 de setembro.