Centenas de militares norte-americanos foram a Taiwan nos últimos dois anos para participar de mais de 100 programas de treinamento, enquanto quase o mesmo número de soldados taiwaneses viajou para os EUA, segundo informou o Ministério da Defesa da ilha em seu Relatório da Defesa Nacional de 2021, citado pelo South China Morning Post.
Cerca de 2.800 militares dos EUA e de Taiwan estiveram envolvidos em programas de intercâmbio entre setembro de 2019 e agosto de 2021. O número inclui 542 soldados taiwaneses que viajaram aos EUA para participar de 175 programas diferentes e 618 norte-americanos que estiveram envolvidos em 107 programas na ilha.
O relatório também informou que 1.639 efetivos de ambos os exércitos participaram de 102 programas, mas não disse onde eles ocorreram.
É um aumento significado em comparação com a informação publicada recentemente pelo The Wall Street Journal. O jornal afirmou que duas dúzias de militares das Forças Especiais e Marinha dos EUA estiveram na ilha por mais de um ano. A notícia foi confirmada pela presidente taiwanesa Tsai Ing-wen.
Em uma outra publicação da revista Foreign Policy a agenda de funcionários do Pentágono a que a revista teve acesso mostra que o contingente norte-americano está em Taiwan desde 2008. Seu número é relativamente pequeno, às vezes é de 7-30 militares.