Ciência e sociedade

Encontrada nova espécie distinta de dinossauro jamais vista na Gronelândia (FOTOS)

Cientistas sugerem que um par de crânios de 214 milhões de anos pertence à primeira espécie distinta de dinossauro identificado na Gronelândia atual.
Sputnik
O dinossauro nomeado Issi Saaneq (Osso Frio, em groelandês) pertence ao grupo dos animais herbívoros sauropodomorfo que tiveram pescoço longo. Ele foi reconstruído a partir de dois crânios descobertos ainda em 1994.
Originalmente, se pensava que os crânios pertenciam ao Plateosaurus, mas após análise, os pesquisadores concluíram que pertencem a uma nova espécie, conforme estudo publicado na revista Diversity.

"A anatomia de dois crânios é única em muitos aspectos, por exemplo, na forma e proporção dos ossos", disse o paleontólogo Victor Beccari da Universidade NOVA de Lisboa. "Estes espécimes certamente pertencem a uma nova espécie."

Quando Issi Saaneq estava vivo, o supercontinente Pangeia teria começado a se quebrar, formando o Atlântico no processo. Devido a essa geografia em mudança, agora temos fósseis de dinossauros espalhados por todo o mundo.
Nova espécie de sauropodomorfo? Conte conosco. Conheça "Osso Frio": nova espécie de dinossauro encontrada na Gronelândia.
"Na época, a Terra estava experimentando mudanças climáticas que permitiram que os primeiros dinossauros herbívoros chegassem à Europa e além", segundo o sedimentólogo Lars Clemmensen da Universidade de Copenhague na Dinamarca.
Outra coisa interessante sobre esta descoberta é que os sauropodomorfos foram os antecessores dos saurópodes, os maiores animais que já estiveram na Terra, por isso a nova espécie Issi Saaneq é importante para a evolução.
Comentar