Panorama internacional

Força Espacial dos EUA localiza objeto misterioso orbitando junto de satélite chinês

Foguete chinês, Longa Marcha-2F, transportando a espaçonave Shenzhou-13
O 18º Esquadrão de Controle Espacial (18 SPCS, na sigla em inglês) da Força Espacial dos EUA, detectou um misterioso objeto orbitando junto ao satélite chinês Shijian-21, que foi lançado em outubro.
Sputnik
De acordo com o portal SpaceNews, o objeto foi detectado no dia 1º de novembro e a Força Espacial norte-americana o catalogou como um "motor de apogeu" (AKM, na sigla em inglês), atribuindo a denominação 2021-094C.
Segundo a versão oficial de Pequim, o Shijian-21 tem como objetivo testar tecnologia de mitigação de resíduos espaciais.
Chefe de operações espaciais da Força Espacial, general John W. Jay Raymond revela insígnias para seus postos alistados
Força Espacial dos EUA apresenta novo uniforme de 'guardiões' e chama atenção na web (FOTOS, VÍDEO)
Os AKM são utilizados em alguns lançamentos de satélites para reduzir a inclinação de sua órbita de transferência e passar para a órbita geoestacionária após a separação do satélite, de maneira a não representar uma ameaça aos satélites ativos por risco de colisão.
No caso, o misterioso objeto e o Shijian-21 estão juntos na órbita geoestacionária, informa a mídia. Contudo, não está claro se o 2021-094C é, na realidade, um AKM ou se faz parte de um experimento relacionado com operações contra espaciais.
A SpaceNews reporta que o objeto poderia ser utilizado para realizar testes de localização e aproximação, de reabastecimento de combustível ou de manipulação com um braço robótico.
Comentar