De acordo com o portal SpaceNews, o objeto foi detectado no dia 1º de novembro e a Força Espacial norte-americana o catalogou como um "motor de apogeu" (AKM, na sigla em inglês), atribuindo a denominação 2021-094C.
Segundo a versão oficial de Pequim, o Shijian-21 tem como objetivo testar tecnologia de mitigação de resíduos espaciais.
Os AKM são utilizados em alguns lançamentos de satélites para reduzir a inclinação de sua órbita de transferência e passar para a órbita geoestacionária após a separação do satélite, de maneira a não representar uma ameaça aos satélites ativos por risco de colisão.
No caso, o misterioso objeto e o Shijian-21 estão juntos na órbita geoestacionária, informa a mídia. Contudo, não está claro se o 2021-094C é, na realidade, um AKM ou se faz parte de um experimento relacionado com operações contra espaciais.
A SpaceNews reporta que o objeto poderia ser utilizado para realizar testes de localização e aproximação, de reabastecimento de combustível ou de manipulação com um braço robótico.