Kamala Harris chegou a Paris na terça-feira (9) em uma visita de cinco dias e vai participar do Fórum de Paz de Paris, que abre hoje (11).
"Concordamos que estamos no início de uma nova era e que nossa cooperação tem uma importância crucial", declarou Macron durante a reunião com a vice-presidente americana, citado pela agência France Press.
Ecoando os comentários do presidente francês, Harris disse: "Acho que compartilhamos essa crença de que estamos no início de uma nova era, que nos apresenta muitos desafios, mas também muitas oportunidades".
Os dois países estão tentando normalizar as relações, que se agravaram por causa da nova aliança militar AUKUS, estabelecida entre a Austrália, o Reino Unido e os EUA em setembro passado. Em vista dessa nova parceria trilateral, Camberra anunciou o fim do contrato de submarinos com a empresa francesa Naval Group, no valor total de 56 bilhões de euros (R$ 352 bilhões).
Paris qualificou a decisão australiana de "facada nas costas", afirmando que ela minou a confiança entre os aliados. Posteriormente, o presidente francês e o presidente americano Joe Biden realizaram conversas telefônicas por duas vezes. Durante a primeira ligação, eles acordaram iniciar consultas destinadas a criar condições de confiança.
Durante o encontro na última sexta-feira (5) em Roma, Biden disse a Macron que os EUA se comportaram "sem graça" em relação a Paris ao formarem a nova parceria de defesa AUKUS. Macron, por sua parte, confirmou que os dois países aprovaram uma série de medidas para reforçar os laços, e expressou sua esperança de que no futuro não venham a ocorrer situações como a rescisão do contrato com a Austrália.