Ciência e sociedade

VÍDEO mostra 1º protótipo de avião comercial hipersônico

A aeronave hipersônica construída pela startup norte-americana Hermeus poderia percorrer a distância de Nova York a Londres em apenas 90 minutos.
Sputnik
A startup aeroespacial norte-americana Hermeus apresentou seu primeiro protótipo do avião de passageiros hipersônico Quarterhouse, segundo comunicado publicado na terça-feira (9).
De acordo com o diretor de operações da empresa, Skyler Shuford, a aeronave foi "projetada, fabricada e integrada a partir de nada mais que uma aparência geral".

"Quando uma empresa aeroespacial apresenta um novo avião, não é mais que espuma de poliestireno e fibra de vidro. Porém, na Hermeus apostamos em produtos integrados", indicou Shuford.

Por sua vez, o empresário Vinod Khosla, que investiu no projeto, observou que "há menos de três anos, isso parecia quase impossível", mas disse que hoje é possível, e que espera que em breve a aeronave esteja pronta para conduzir um "voo real".
Em agosto, foi sugerido que a Força Aérea dos EUA e diversas empresas de capital de risco contribuiriam com US$ 60 milhões (R$ 329 milhões) para o projeto da Hermeus, que busca desenvolver o primeiro avião hipersônico reutilizável do mundo.
Acredita-se que a aeronave seja capaz de alcançar a velocidade de Mach 5, o que permitiria voar de Nova York a Londres em 90 minutos, ao invés de sete horas.
Comentar