Panorama internacional

Xi diz que cooperação China-EUA é 'única escolha certa' antes da possível reunião com Biden

Antes da suposta terceira cúpula entre os líderes da China e dos EUA na próxima semana, o presidente chinês Xi Jinping expressou sua esperança de que as duas superpotências possam encontrar um terreno comum para cooperar.
Sputnik
Em uma carta para o Comitê Nacional das Relações EUA-China, com sede em Nova York, o presidente Xi Jinping sublinhou que ambos os países ganharão com a cooperação e perderão com o confronto.

"Agora, as relações China-EUA estão em um momento histórico crítico", segundo a carta, divulgada pelo embaixador chinês nos Estados Unidos, Qin Gang. "A cooperação é a única escolha certa".

"Seguindo os princípios de respeito mútuo, de coexistência pacífica e de cooperação vantajosa para todos, a China está pronta para trabalhar com os Estados Unidos para melhorar os intercâmbios e a cooperação", afirmou Xi.
A carta do líder chinês declara que a China pretende resolver os problemas em conjunto com os EUA, tanto regionais, como internacionais, e recuperar as relações sino-americanas "para um caminho certo de desenvolvimento constante e seguro".
A carta vem em meio a relatos de que o líder chinês e o presidente Joe Biden deverão realizar uma reunião virtual na próxima semana. Embora nenhum governo tenha confirmado a realização da reunião, a edição Politico informou na quarta-feira (10) que a conversa está prevista para 15 de novembro.
Comentar