Ciência e sociedade

Arqueólogos do Canadá desenterram provavelmente mais antiga moeda inglesa na América do Norte (FOTO)

Arqueólogos encontraram uma rara moeda de prata na cidade canadense de Cupids, alegadamente a mais antiga moeda britânica na América do Norte, conforme pessoas familiarizadas com o projeto arqueológico.
Sputnik
A moeda foi desenterrada na escavação arqueológica de Cupids, na província canadense Terra Nova e Labrador.
William Gilbert, o arqueólogo que descobriu o sítio histórico no ano de 1995 e continua liderar as escavações no local, contou, citado pelo CBC, que a moeda foi cunhada em Canterbury, no sudoeste da Inglaterra, entre 1493 e 1499.
"É a moeda inglesa mais antiga que se saiba, que eu tenha conhecimento", disse ele.
Gilbert acredita que a moeda deve ter cruzado o Atlântico com um dos primeiros colonos que vieram para o Novo Mundo com John Guy, um comerciante de Bristol, em 1610.
Uma rara moeda de prata inglesa foi descoberta recentemente no Sítio Histórico Provincial de Cupids Cove! É provavelmente a moeda inglesa mais antiga já encontrada no Canadá e, possivelmente, em toda a América do Norte.
Guy estabeleceu e fortificou um assentamento em Cupids, onde a equipe arqueológica está realizando escavações na extremidade do norte da estrutura construída pelos colonos.
Até hoje, cerca de 170 mil artefatos foram desenterrados do sítio histórico e, de acordo com o arqueólogo, essa moeda é provavelmente o achado mais significativo até o momento.
"É realmente muito entusiasmante. Isso não apenas dá uma conexão real com a própria colônia, a colônia de 1610, mas muito antes até a era das descobertas", enfatizou.
Comentar