Pesquisadores estão entusiasmados que outros novos minerais possam ser encontrados no manto terrestre.
O novo mineral foi achado dentro de um diamante que se formou no manto profundo da Terra. O recém-descoberto mineral, chamado davemaoíta em homenagem ao renomado geofísico sino-americano Ho-Kwang (Dave) Mao, é o primeiro exemplo de perovskita de silicato de cálcio de alta pressão (CaSiO3) descoberto na Terra.
Embora as teorias anteriores sugerissem que poderia haver "um mineral abundante e geoquimicamente importante" dentro do manto da Terra, nenhuma prova existia para corroborar as teorias.
Mineralogista Oliver Tschauner, da Universidade de Nevada nos EUA, e uma equipe de Botsuana encontraram a amostra de davemaoíta dentro de um diamante que se formou no manto a cerca de 660 km de profundidade.
Novo mineral davemaoíta descoberto dentro de um diamante do manto da Terra.
Associação Internacional de Mineralogia (IMA, na sigla em inglês) confirmou que davemaoíta é de fato um novo mineral. A equipe anunciou a descoberta na quinta-feira (11), publicando o seu estudo na revista Science.
"Acredita-se que o davemaoíta desempenhe um importante papel geoquímico no manto da Terra", disse Tschauner, autor principal do estudo.
Os cientistas coletaram a amostra do novo mineral do diamante por meio de uma técnica chamada difração de raios X com sincrotron.
Eles revelaram que a amostra de davemaoíta dentro do diamante era de apenas alguns micrômetros (milionésima parte de um metro). Os pesquisadores acreditam que este novo mineral pode ajudar a entender melhor a composição do manto terrestre.