Ciência e sociedade

Encontram no Irã ferramentas de pedra produzidas há cerca de 1 milhão de anos (FOTO)

No Irã, uma equipe de arqueólogos que realizava escavações na província ocidental de Kermanshah desenterrou dezenas de ferramentas de pedra que se acredita terem sido feitas até um milhão de anos atrás por Homo erectus – uma espécie humana extinta.
Sputnik
De acordo com o jornal Tehran Times, durante os trabalhos que duraram uma semana, arqueólogos encontraram dezenas de machados e facas de pedra, bem como fragmentos de utensílios e ferramentas inacabadas, que os antigos artesãos não tiveram tempo de aperfeiçoar.
Análises preliminares demonstraram que os artefatos datam do início do período do Paleolítico. Por enquanto os arqueólogos não conseguiram determinar a data com precisão. Mas os especialistas estimam que a idade dos objetos seja entre 700 mil e um milhão de anos.
Pistas sobre o Homo erectus, espécie extinta de humanos arcaicos, descobertas no oeste do Irã
Segundo arqueólogo Saman Heydari-Guran, que liderou as escavações, os criadores dos artefatos encontrados podem ter sido representantes do Homo erectus, uma espécie extinta de humanos arcaicos. Ferramentas semelhantes eram também feitas por outros grupos de humanos antigos e têm sido encontradas em várias partes da Ásia.
"Esta é a primeira vez em 60 anos que ferramentas do período Paleolítico são descobertas em Kermanshah", observou Heydari-Guran.
No entanto, o arqueólogo destaca os machados descobertos em forma de pera. Esta forma era típica do Homo erectus e do Homo heidelbergensis, uma espécie humana associada.
Comentar