Atividade militar dos EUA e da OTAN no mar Negro ameaça segurança regional, afirma Defesa russa

Neste sábado (13), a Força Aeroespacial da Rússia detectou quatro voos de reconhecimento de aviões de países da Aliança Atlântica perto da fronteira russa, informou o Ministério da Defesa.
Sputnik
"Nas últimas 24 horas, os sistemas de radar da Força Aeroespacial russa e os meios da Frota do Mar Negro detectaram e escoltaram quatro voos de aeronaves de reconhecimento de países da OTAN no espaço aéreo sobre a região do mar Negro", lê-se em comunicado oficial da entidade militar russa.
Moscou também condenou as atividades hostis do bloco militar, sublinhando que elas não contribuem para a estabilidade na região do mar Negro.
"A atividade militar agressiva não provocada dos EUA e países da OTAN na região do mar Negro, bem como o envolvimento dos países do mar Negro [nesta atividade], representa uma ameaça à segurança regional e à estabilidade estratégica", disse em comunicado o serviço de imprensa do ministério.
As declarações surgem em resposta aos exercícios realizados pelos EUA, Turquia, Romênia e Ucrânia no mar Negro. As manobras ocorrem quando os países da OTAN estão intensificando sua ações no mar Mediterrâneo e perto das fronteiras russas.
Moscou tem repetidamente criticado tais atividades do bloco militar na área, classificando-as como provocações cujo objetivo é aumentar as tensões e prosseguir uma política de contenção da Rússia.
Recentemente, presidente russo Vladimir Putin disse que a OTAN utiliza a sua aviação estratégica com armas de combate em exercícios não programados no mar Negro, o que constitui um sério desafio para o país.
Comentar