"Dois bombardeiros estratégicos Tu-160 conduziram um voo planejado sobre as águas neutras do mar de Barents, mar da Noruega e mar do Norte", disse a entidade militar russa em comunicado.
"Em algumas partes do voo, os bombardeiros estratégicos russos foram escoltados por caças Eurofighter Typhoon do Reino Unido", acrescenta a nota.
Unidade de Alerta de Reação Rápida (QRA) da Força Aérea Real enviou caças Typhoon hoje (12) da base aérea de Lossiemouth e da base aérea de Coningsby. A operação ocorreu em resposta à aproximação do espaço aéreo do Reino Unido do avião russo Tu-160 Blackjack e foi coordenado com vários aliados da OTAN.
De acordo com as imagens compartilhadas pela Força Aérea Real britânica, os caças Typhoon voaram perto das aeronaves russas, em alguns momentos a distância entre eles era de aproximadamente algumas dezenas de metros.
Vale ressaltar que, em meio à tensão na fronteira entre a Polônia e Belarus devido ao grande número de refugiados que tenta cruzar a fronteira externa da União Europeia, o Ministério da Defesa russo informou na quinta-feira (11) que dois bombardeiros Tu-160 patrulharam o espaço aéreo belarusso, nas áreas da fronteira. Informa-se ainda que o voo durou cerca de cinco horas, com as aeronaves percorrendo mais de três mil quilômetros.