EUA testam helicóptero Black Hawk autônomo com drones 'atrás das linhas inimigas'

O objetivo do exercício era comprovar como os helicópteros autônomos UH-60 são capazes de pousar, proteger e reabastecer as tropas localizadas atrás das linhas inimigas sem arriscar a vida dos pilotos.
Sputnik
O Exército dos EUA realizou os primeiros testes de voo de um helicóptero autônomo UH-60 Black Hawk, que lançou dois drones durante um exercício de abastecimento de tropas.
O treinamento foi realizado pela Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas de Defesa (DARPA, na sigla em inglês) no dia 1º de novembro, como parte do Projeto Convergência em um campo de testes no deserto de Yuma, no sul do Arizona, informa o portal Flight Global.
Os testes tiveram como objetivo comprovar como os helicópteros autônomos UH-60 podem pousar, proteger e reabastecer as tropas.
O programa do exercício envolveu um cenário em que um destacamento localizado atrás das linhas inimigas precisava de apoio, porém as rotas de voo estavam ameaçadas por meios antiaéreos inimigos, tornando a missão de alto risco para os pilotos.
VÍDEOS mostram suposto patrulhamento do Talibã a bordo de helicópteros Black Hawk dos EUA
Neste cenário, um helicóptero não tripulado UH-60 Black Hawk realizou pela primeira vez de forma autônoma um pouso e uma missão de reabastecimento em uma zona hostil.
A manobra foi possível graças a um sistema ALIAS, que foi integrado em um modelo mais antigo, o UH-60A. Além disso, o Black Hawk implantou dois drones Altius-600 que rastrearam o campo de batalha, fornecendo identificação e reconhecimento dos alvos, bem como o monitoramento da situação operacional.
Com isso, o Exército dos EUA busca novas técnicas para fazer convergir, de maneira rápida e contínua, os esforços em todos os domínios para superar seus potenciais inimigos nos campos de batalha em hipotéticos conflitos armados.
Comentar