Cerca de 50 imigrantes ilegais conseguiram entrar na Polônia desde Belarus, muitos dos quais foram detidos, informou no domingo (14) a polícia da província polonesa Podlaskie, que faz fronteira com Belarus.
"Ontem [13] perto de Starzyny cerca de 50 pessoas entraram à força na Polônia. 21 policiais, e também militares e funcionários da Guarda Fronteiriça, participaram da busca dos migrantes que atravessaram a fronteira ilegalmente. Os policiais detiveram 22 cidadãos do Iraque", comunicou.
De acordo com a polícia, os ilegais têm jogado frequentemente pedras aos agentes de segurança.
"Perto da colônia de Klukowicze policiais foram atacados durante tentativa forçada de atravessar a fronteira. Uma pedra jogada bateu no capacete de um agente policial, a força do golpe foi tanta que danificou o capacete que protegia a cabeça do policial", indica a declaração.
A polícia também relatou que nas últimas 24 horas foram detidas quatro pessoas que teriam ajudado 13 migrantes a atravessar a fronteira ilegalmente, das quais dois eram cidadãos da Geórgia, um da Polônia e outro da Síria. Durante esse período foram registradas 233 tentativas de entrar ilegalmente no país da União Europeia.
Nos últimos meses a Lituânia, Polônia e a Letônia têm relatado um aumento no número de imigrantes ilegais na fronteira com Belarus. Aleksandr Lukashenko, presidente belarusso, tem referido que, devido às sanções ocidentais ao país, Minsk não poderá mais reprimir o fluxo migratório.