Ciência e sociedade

Matéria escura 'contaminou' matéria regular e se espalhou pelo Universo, sugere novo estudo

Uma equipe internacional de físicos está propondo um complemento à teoria da matéria escura.
Sputnik
Em seu artigo, publicado na revista Physical Review Letters, os pesquisadores sugerem que a matéria escura se originou da matéria regular, ou bariônica, e que a matéria escura é capaz de criar mais matéria escura a parir de matéria regular.
Os físicos propuseram um novo mecanismo em que as partículas de matéria escura no Universo primordial converteram exponencialmente a matéria regular em escura antes de esse processo ter sido desacelerado pela expansão do Universo, escreve portal New Atlas.
Cientistas estimam que as partículas de matéria escura superam em número as de matéria regular na proporção de cinco para um, e que a matéria escura desempenha um papel fundamental na estrutura em larga escala do cosmos.
Não só a sua influência gravitacional originou a formação de estrelas e galáxias iniciais, mas também são as partículas da matéria escura que atualmente mantêm as galáxias e aglomerados estelares juntos.
Sem esta densidade específica de matéria escura, o Universo teria evoluído por caminhos muito diferentes. De acordo com a nova teoria, certa quantidade de matéria escura foi criada no "banho térmico", quando o plasma primordial composto por matéria regular produziu partículas de matéria escura.
Cientistas desvendam como surgiram 'galáxias escuras' no Universo
Em algum momento, as novas partículas de matéria escura começaram a produzir ainda mais partículas de matéria escura. Este processo continuou até que a matéria escura atingiu a quantidade observada hoje.
Destaca-se que em tal cenário de "contaminação" posteriormente no Universo não haveria nada mais além das partículas de matéria escura.
No entanto, cientistas sugerem que a razão pela qual isso não ocorreu está na rápida expansão do Universo, uma vez que o Universo primitivo era menor e mais denso e a matéria escura poderia facilmente entrar em contato com a matéria regular e transformá-la.
A expansão levou ao fato de que os objetos espaciais se distanciavam cada vez mais uns dos outros, e é por isso que os encontros entre a matéria escura e regular eram cada vez mais raros.
Se as suas ideias estão corretas, deve haver vestígios do processo de conversão de matéria regular na radiação cósmica de fundo, o que provará a teoria deles.
Comentar