"O presidente Biden deixou claro que junto de nossos aliados e parceiros, e aqueles que compartilham nossos valores democráticos, vamos trabalhar por uma visão, não contra a China, mas por uma visão afirmativa de um sistema internacional que permaneça livre, aberto e justo. Nós competiremos com todas as forças ao nosso alcance e defenderemos nossos valores," disse Sullivan durante um debate promovido pelo Instituto Brookings.
Sullivan também disse que o presidente dos EUA, Joe Biden, durante a cúpula com o presidente da China, Xi Jinping, salientou a necessidade de diálogo sobre estabilidade estratégica.
"O presidente Biden levantou, junto ao presidente Xi, a necessidade de criarmos diálogos sobre estabilidade estratégica," afirmou o consultor.
Cúpula Biden-Xi
Na última segunda-feira (15), os presidentes dos EUA, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, realizaram uma reunião virtual na qual discutiram, sobretudo, formas de garantir que ambos os países possam concorrer de maneira leal, evitando conflitos de ordem econômica.
Monitor mostra o presidente chinês Xi Jinping, e o norte-americano Joe Biden, em cúpula virtual, 16 de novembro de 2021
© REUTERS / Tingshu Wang
Além disso, Biden sugeriu a Xi que a China cooperasse com os EUA na agenda de desafios globais, mais especificamente sobre mudanças climáticas. Por sua vez, Xi ressaltou a necessidade do cumprimento de compromissos internacionais, o que garantiria maior estabilidade no sistema internacional.