Entretanto sua resposta acerca da questão gerou confusão entre jornalistas.
Quando questionado se uma delegação oficial do governo norte-americano viajaria ao evento esportivo, que se realizará na capital chinesa em fevereiro de 2022, o presidente respondeu categoricamente: "Eu sou a delegação, e já lidei com isso".
Expectativa
Ainda nesta terça (16) o jornal The Washington Post havia revelado que fontes na Casa Branca indicaram que o governo americano não enviaria nenhum representante oficial ao evento.
Segundo reportagem do jornal, o mandatário já teria recebido recomendações formais para lidar com a questão e sua resposta final seria dada até o fim do mês de novembro.
Convidados posam, perto de uma decoração dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, para uma cerimônia de boas-vindas à estrutura dos Jogos, realizada na Torre Olímpica de Pequim, quarta-feira, 20 de outubro de 2021
© AP Photo / Andy Wong
Cúpula Biden-Xi
Na última segunda-feira (15), os presidentes dos EUA, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, realizaram uma reunião virtual na qual discutiram, sobretudo, formas de garantir que ambos os países possam concorrer de maneira leal, evitando conflitos de ordem econômica.
Além disso, Biden sugeriu a Xi que a China cooperasse com os EUA na agenda de desafios globais, mais especificamente sobre mudanças climáticas. Por sua vez, Xi ressaltou a necessidade do cumprimento de compromissos internacionais, o que garantiria maior estabilidade no sistema internacional.