Panorama internacional

EUA teriam pedido à China para liberar reservas de petróleo no âmbito de cooperação econômica

Os Estados Unidos teriam pedido à China para que libere reservas de petróleo para ajudar a estabilizar o aumento de preços internacionais de petróleo bruto como parte de discussões em curso sobre a cooperação econômica entre os dois países.
Sputnik
Os EUA querem que a China se junte ao país para liberar as reservas de petróleo bruto. A questão foi levantada durante a reunião virtual na última segunda-feira (15) entre Joe Biden e Xi Jinping, segundo o South China Morning Post, citando uma fonte.
A questão também foi levantada durante as conversas telefônicas entre o chanceler chinês Wang Yi e o secretário de Estado norte-americano Antony Blinken no sábado (13).
"Uma das questões prementes para ambos os lados é o abastecimento energético", disse a fonte. "Atualmente, os departamentos de energia de ambos os lados negociam os detalhes."
A fonte da mídia adicionou que a China está aberta ao pedido dos EUA, mas ainda não se comprometeu com medidas específicas, citando a necessidade de ter em conta o consumo interno.
Falando em uma videoconferência na terça-feira (16), o vice-premiê chinês, Han Zheng, afirmou que as autoridades da China acompanharão de perto as alterações no mercado internacional da energia, segundo o jornal.
Os Estados Unidos têm a maior reserva estratégica de petróleo no mundo com 727 milhões de barris, enquanto a China possui 200 milhões de barris e é de longe o maior importador de petróleo bruto.
Washington supostamente anunciará em breve que começará a liberar gradualmente a reserva estratégica de petróleo para o mercado no início do próximo ano. Se os dois países tomarem medidas em conjunto, isso terá um impacto profundo nos preços mundiais de petróleo, sublinhou a mídia.
Comentar