Panorama internacional

Biden diz que EUA estão considerando boicotar Olimpíadas de Pequim, segundo mídia

O presidente dos EUA disse que sua administração poderá boicotar a participação diplomática do país nas Olimpíadas de Pequim de 2022, citando alegadas violações de direitos humanos na China.
Sputnik
Joe Biden, presidente dos EUA, está considerando boicotar a presença diplomática norte-americana nos Jogos de Inverno de Pequim, indicou na quinta-feira (18) um repórter da Casa Branca, citado pela emissora NBC News.
"[É] algo que estamos considerando", respondeu o presidente ao jornalista Peter Alexander, da emissora NBC News, sobre uma pergunta de apoiar ou não o boicote diplomático do evento, enquanto recebia Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá.
Os governos normalmente enviam uma delegação de diplomatas de alto nível às cerimônias de abertura como demonstração de apoio internacional aos milhares de atletas de todo o mundo que participam da competição.
Um boicote diplomático significa que nenhum membro do governo dos EUA, incluindo Biden, assistirá às Olimpíadas na China, ação realizada em protesto por supostos abusos e violações de direitos humanos por Pequim na província chinesa de Xinjiang.
Panorama internacional
Biden surpreende jornalistas comentando sobre possível boicote diplomático às Olímpiadas de Pequim
No entanto, os atletas dos EUA manteriam sua participação no evento.
"Há áreas em que temos preocupações: abusos de direitos humanos. Temos preocupações sérias", segundo Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca.
Comentar