Nesta quinta-feira (18), a ilha comissionou 64 caças F-16V modernizados em sua base aérea de Chiayi, informou o The Washington Post.
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, afirmou que o projeto de modernização mostra a forte cooperação entre a ilha e a indústria de defesa norte-americana.
O caça F-16V é a versão mais avançada em termos de tecnologia da aeronave multifuncional norte-americana, contando com um radar de alta capacidade, que permite rastrear mais de 20 alvos simultaneamente.
Além disso, a aeronave possui um sistema de guerra eletrônica de última geração, bem como armas avançadas, navegação GPS de precisão e sistema automático para evitar colisão com o solo.
Por sua vez, a China possui aproximadamente 1.600 caças, com metade deles baseados no leste e sul, nas áreas próximas de Taiwan, além de aproximadamente 450 bombardeiros.
Recentemente, a China elevou sua retórica durante a cúpula entre Xi Jinping e Joe Biden, afirmando que pôr em causa a reivindicação chinesa sobre a ilha seria o mesmo que "brincar com o fogo".