Novo sistema antimíssil S-550 russo será capaz de derrubar veículo espacial X-37 dos EUA

O sistema de defesa antimísseis móvel S-550 que está sendo desenvolvido na Rússia poderá derrubar a espaçonave não tripulada norte-americana X-37, disseram à Sputnik duas fontes na indústria da defesa russa.
Sputnik
O S-550 será uma modificação do sistema S-500 Prometei, mas com especialização em interceptar alvos balísticos e orbitais a distâncias e altitudes muito maiores em comparação com o seu antecessor.

"O sistema de defesa antimísseis estratégico móvel S-550 será especializado na destruição de alvos espaciais balísticos e orbitais, em primeiro lugar na eliminação de ogivas nucleares de mísseis intercontinentais. Entre os alvos do futuro sistema estão os veículos espaciais não tripulados americanos X-37 e unidades hipersônicas planadoras em desenvolvimento em alguns países", segundo uma das fontes.

Outra fonte revelou que "para interceptar tais alvos, o S-550 incluirá um radar multifuncional capaz de detectar unidades hipersônicas e objetos espaciais em um alcance ultralongo".
Atualmente, a Rússia e os Estados Unidos possuem sistemas de defesa antimísseis capazes de derrubar ogivas de mísseis balísticos intercontinentais com alta probabilidade, mas do tipo fixo, com mísseis interceptores posicionados em silos.
Nenhum país do mundo possui um sistema de defesa antimísseis móvel com as capacidades anunciadas do S-550.
Comentar