Panorama internacional

Apesar de baixa aprovação, Biden vai se candidatar para 2º mandato aos 81 anos, diz mídia

O presidente norte-americano, Joe Biden, reafirmou sua intenção de concorrer para um segundo mandato em 2024, apesar de ter nível de aprovação de cerca de 40%, informou The Washington Post.
Sputnik
O presidente e vários membros de seu círculo mais próximo reafirmaram recentemente a seus aliados democratas a intenção do mandatário, atualmente de 79 anos, de se candidatar para uma reeleição em 2024, segundo a mídia.
Na opinião do jornal americano, as afirmações apontam para convencer os copartidários que se mostram céticos a tal possibilidade, uma vez que até as próximas eleições presidenciais Biden terá completado 81 anos.
Outro aspecto de seus esforços estaria associado com o baixo índice de aprovação do presidente.
Uma pesquisa de opinião, realizada pelo veículo de imprensa USA Today e pela Universidade de Suffolk e divulgada em novembro, mostrou que a atividade do atual chefe de Estado americano é apoiada apenas por 38% do eleitorado e que a maioria dos americanos se opõem à sua participação na corrida presidencial de 2024.
Os então candidatos a presidente e vice-presidente dos EUA pelo Partido Democrata Joe Biden e Kamala Harris, na Universidade do Sul do Texas, em 12 de setembro de 2020
O Partido Democrata também duvida da decisão, levando em consideração a queda de aprovação da política da Casa Branca, a idade de Biden, bem como a preocupação do eleitorado com a inflação e a pandemia do coronavírus.
O anúncio oficial não será feito antes das eleições primárias para o Congresso. Se Biden tomar oficialmente a decisão de se candidatar, os democratas de alto escalão vão apoiar inicialmente o presidente. Mas, se ele renunciar a tais planos, na véspera das primárias o Partido Democrata pode ficar sem um líder óbvio, segundo The Washington Post. Entretanto, a vice-presidente Kamala Harris não tem um apoio incondicional da maioria.
Comentar