O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, oficializou nesta segunda-feira (22) a entrega do Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul ao emir do Catar, Tamim Bin Hamad Al-Thani.
A gratulação foi anunciada pelo presidente brasileiro no dia 17 de novembro, durante sua passagem pelo Catar, mas oficializada nesta segunda-feira (22), no Diário Oficial da União (DOU).
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, chega ao Aeroporto Internacional de Doha, em Doha, Catar em 17 de novembro de 2021
© REUTERS / Agência de Notícias do Catar
Na última semana, Jair Bolsonaro esteve em viagem oficial pelo Oriente Médio, onde se encontrou com autoridades locais, visitou a Expo Dubai 2020, e realizou uma sessão de assinaturas de atos internacionais.
A visita presidencial à região é a segunda de seu mandato e tem por objetivo reforçar as relações do Brasil com países árabes. De acordo com o jornal O Globo, na capital do Catar, Doha, o presidente brasileiro firmou acordos bilaterais nas áreas de investimento, economia, defesa, energia e esportes.
"Muitos acordos assinados, a confiança voltou no Brasil, o que nós vendemos aqui é a verdade acima de tudo e, pode ter certeza, dessa viagem bons frutos levaremos para o Brasil. Temos falado muito em turismo na região amazônica em cooperação na área de energia e estrutura", destacou Bolsonaro, na semana passada, em suas redes sociais.
Vale lembrar que o Catar importa mais de 90% dos alimentos que consome, e o Brasil é parceiro no fornecimento de produtos agropecuários e na garantia da segurança alimentar da população catariana.