Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 22 de novembro

Bom dia! A Sputnik Brasil está acompanhando as matérias mais relevantes desta segunda-feira (22), marcada pela vitória dos socialistas nas eleições regionais na Venezuela, pelo primeiro turno da eleição presidencial no Chile e pelo incidente mortal na parada festiva em Wisconsin, EUA.
Sputnik

COVID-19 no Brasil: pela 1ª vez, Rio não registra mortes em 24 horas

Pela primeira vez desde o início da pandemia da COVID-19, a cidade do Rio de Janeiro não registrou no domingo (21) nenhuma morte pela doença. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, que também notificou a ausência de internações pela infecção nos hospitais da rede municipal. "Essas notícias, que enchem nossos corações de esperança, são resultado da adesão do carioca à vacinação. É real: vacinas salvam vidas!", escreveu a secretaria no Twitter. Segundo seus dados, a capital atingiu a marca de 12 milhões de vacinados. O prefeito da cidade, Eduardo Paes, comemorou a marca e acrescentou que, na última semana, o município teve uma média de três mortes pela doença por dia. Mesmo assim, na prática não deve ser descartado que eventuais óbitos por causa da doença não tenham sido computados no sistema. Entretanto, o Brasil confirmou mais 97 mortes e 5.064 casos de COVID-19, totalizando 612.722 óbitos e 22.015.036 diagnósticos da doença, informou o consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa.
Evento do Ministério da Saúde que marca o início da campanha Mega Vacinação no Rio de Janeiro, 20 de novembro de 2021

Futuro do Enem está sob ameaça, dizem ex-ministros da Educação

Em carta aberta, vários ex-ministros da Educação criticaram a gestão do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e reiteraram sua preocupação quanto ao futuro do Exame Nacional do Ensino Médio. O documento, assinado pelos ex-ministros Tarso Genro, Fernando Haddad, Aloizio Mercadante, Renato Janine Ribeiro, Mendonça Filho e Rossieli Soares, diz que o Enem está sob ameaça devido à crise profunda da instituição. "Lamentamos tomar conhecimento de relatos de assédio e interferência política veiculados na mídia, decorrentes da atuação do quinto presidente do Instituto nos últimos três anos e de sua equipe", diz um trecho da carta, citada pelo Correio Braziliense. O Enem 2021 é alvo de críticas por parte dos parlamentares e instituições. Duas semanas antes da prova, ocorreram 37 pedidos de demissão pelos servidores alegando interferência do governo no exame, que gerou insegurança em educadores e alunos a respeito da realização da prova.
Apostilas de provas do Enem, 21 de novembro de 2021

Prévias do PSDB: votação é suspensa por instabilidade em aplicativo

Neste domingo (21), o PSDB decidiu suspender o processo de votação das prévias, destinado a definir o candidato tucano à Presidência da República no ano que vem. Conforme informou o partido, o pleito foi pausado devido aos problemas na plataforma de votação: o aplicativo não comportou a demanda dos votantes das prévias. A votação começou às 07h00 deste domingo (21) e estava prevista para acabar às 15h00. Porém, devido à instabilidade no aplicativo, foi decidido prolongar o pleito até as 18h00. Segundo a sigla, os votos registrados estão preservados, e a data para a retomada de votação será definida em breve. Entre os pré-candidatos para as eleições presidenciais estão o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e o governador de São Paulo, João Doria. Hoje, 22 de novembro, vai ocorrer uma reunião com representantes dos candidatos tucanos que disputam as prévias.
João Doria, governador de São Paulo, acompanhado de Arthur Virgílio Neto, ex-prefeito de Manaus (AM), durante coletiva de imprensa sobre as eleições prévias do PSDB, 21 de novembro de 2021

Na Venezuela, socialistas ganham nas eleições regionais

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), no poder, ganhou 20 das 23 circunscrições do país e a prefeitura de Caracas, anunciou nesta segunda-feira (22) o presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Pedro Calzadilla. Um total de 42 movimentos políticos nacionais e 64 partidos regionais participaram das eleições regionais no país neste domingo (20), incluindo a oposição de direita, que controlou o parlamento do país em 2016-2021. Segundo os dados da contagem dos votos, a oposição conseguiu ganhar três circunscrições, entre as quais a do estado de Cojedes (centro), Nueva Esparta (norte) e Zulia (leste). Calzadilla notou que houve uma participação de 41,8% dos eleitores, em um total de cerca de 8 milhões de pessoas que exerceram seu direito de votação. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, felicitou seu partido dizendo "Belo triunfo, bela vitória". Além disso, ele assegurou que "vamos trabalhar com diálogo, entendimento, vamos trabalhar com boa vontade, com boa fé: estendo a minha mão para os governadores eleitos da oposição para nos reunir, fazer planos conjuntos". Por sua vez, o político de oposição, Henrique Capriles, afirmou, antes de os resultados terem sido anunciados, que hove irregularidades no processo de votação que facilitou a fraude eleitoral.
Venezuelanos na fila para votação em Caracas, perto de mural retratando o ex-presidente venezuelano, Hugo Chavez, durante eleições regionais no país, 21 de novembro de 2021

Sem nenhum candidato ganhar maioria, Chile terá 2º turno de eleição presidencial

O Chile vai ter o segundo turno da eleição presidencial em dezembro, uma vez que nenhum dos presidenciáveis conseguiu ganhar votos suficientes no primeiro turno no domingo (21). Com mais de 94% de boletins contados, o político chileno de extrema direita José Antonio Kast tem 27,97% dos votos, enquanto seu principal rival, o congressista de esquerda Gabriel Boric, ganhou 25,7%, conforme o Serviço Eleitoral do país. Para vencer no primeiro turno, o candidato deve obter 50% mais um voto. Já que nem Kast nem Boric conseguiram obter a maioria absoluta ontem (21), deve haver um segundo turno, que ocorrerá no dia 19 de dezembro. O presidente atual do Chile, Sebastian Piñera, está constitucionalmente impedido de participar da reeleição. Entretanto, ele enviou uma mensagem aos dois candidatos, felicitando ambos por passarem ao segundo turno e disse: "O futuro presidente do Chile e seu governo deverão enfrentar enormes e exigentes desafios, como a luta contra a mudança climática, a pandemia, o processo de vacinação em massa, a segurança, bem como criar bons empregos e acompanhar as necessidades e os sonhos das famílias chilenas".
Apoiadores do presidenciável chileno José Antonio Kast nas ruas após os resultados do primeiro turno de votação na eleição presidencial, Santiago, Chile, 21 de novembro de 2021

Veículo atinge mais de 40 pessoas em parada de Natal nos EUA; há vítimas mortais

Cinco pessoas foram mortas e mais de 40 ficaram feridas após um veículo avançar contra a multidão em uma parada de Natal, informou na segunda-feira (22) o Departamento de Polícia de Waukesha, no estado americano de Wisconsin. "Neste momento, podemos confirmar que cinco pessoas morreram e mais de 40 foram feridas. No entanto, estes números podem mudar à medida que coletamos informações adicionais. O departamento de Polícia capturou a pessoa envolvida (o suspeito de autoria do incidente)", comunicaram as autoridades em sua página no Facebook. Nas redes sociais surgiram gravações de câmeras que capturaram o momento em que um veículo SUV vermelho atravessa o desfile. Houve também relatos de tiros disparados da janela do carro. No entanto, segundo informou a polícia: "Um oficial disparou sua arma no veículo do suspeito para tentar parar o carro. Nenhum pedestre foi ferido como resultado da descarga da arma". De acordo com policiais, não é claro se o incidente está relacionado com o terrorismo. O FBI está prestando assistência às autoridades policiais de Waukesha.
Comentar