De acordo com Tangsiri, dois navios serão batizados em homenagem ao general Qassem Soleimani, morto em 2020 durante um ataque de drone americano no Iraque, e o general Mohammad Nazeri.
As duas embarcações terão 65 e 55 metros de comprimento, respectivamente, e portarão mísseis capazes de atacar alvos a 300 quilômetros.
Um dos navios está sendo desenvolvido pela empresa iraniana R&D, os dois outros pelo Ministério da Defesa do país, adicionou o comandante iraniano.
Além disso, ele ressaltou que as embarcações também vão contar com mísseis antinavio capazes de operar a alcances de mais de 300 quilômetros, além de possuir um heliponto para transportar um helicóptero.
O chefe do IRGC, major-general Hossein Salami, disse que as avançadas tecnologias navais do Irã são "uma fonte de consternação para os adversários da República Islâmica" e servem como mensagem de que Teerã não vai permitir que país algum aja de forma agressiva contra ela.
A Marinha do país possui minissubmarinos costeiros das classes Fateh e Ghadir, desenvolvidos localmente, fragatas Moudge e uma gama de embarcações rápidas de ataque e patrulha, além de centenas de pequenas lanchas velozes operadas majoritariamente pela Marinha do IRGC – que muito frequentemente as equipa com metralhadoras pesadas ou lançadores de foguetes.
As forças navais iranianas não hesitam em se engajar em confrontos com navios de guerra norte-americanos. Imagens recentes revelaram um incidente desse tipo entre as forças do IRGC e navios de guerra dos EUA, ocorrido em 25 de outubro.