Notícias do Brasil

Rússia vai retomar importação de carne bovina e suína de 12 unidades do Brasil

A Rússia retomará a importação de carne bovina e suína de 12 unidades brasileiras nesta semana, disse o regulador de segurança sanitária russo nesta terça-feira (22).
Sputnik
Após a Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) ter liberado a entrada de carne do Brasil, a Rússia decidiu ampliar a lista de produtores brasileiros certificados para fornecer carne bovina ao país.
A maioria das restrições aos produtores brasileiros de carne bovina e suína pela Rússia está em vigor desde 2017, devido a alegações do uso do aditivo ractopamina na alimentação dos animais. No mês passado, a Rússia havia permitido a importação de carne bovina de três grandes exportadoras brasileiras.
A nova liberação, que entrará em vigor a partir de 25 de novembro, envolve nove unidades de suínos e três de carne bovina, escreve a Reuters.
A liberação acontece após a ministra da Agricultura brasileira, Tereza Cristina, ter se reunido em Moscou na semana passada com o chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Sergei Dankvert.
Notícias do Brasil
Brasil é o único país que pode atingir nova cota da Rússia para importação de carnes, diz analista
Ele ainda garantiu a realização de uma visita de inspeção ao Brasil, no primeiro trimestre de 2022, visando a habilitação de novas plantas frigoríficas brasileiras para exportação.
A Rússia, que no passado chegou a ser um dos maiores mercados para o Brasil, planeja estabelecer uma cota de importação isenta de impostos de até 200 mil toneladas de carne bovina em 2022 para aumentar sua oferta doméstica.
Funcionários trabalham na linha de produção do frigorífico Minerva, em Barretos, interior de São Paulo (foto de arquivo)
Comentar