Nesta quarta-feira (24), o presidente, Jair Bolsonaro, recebeu no Palácio do Planalto o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez.
Os chefes de Estado trocaram muitas considerações e disseram que as duas nações são irmãs. Após uma reunião fechada, Bolsonaro e Benítez concederam entrevista coletiva.
De acordo com o presidente brasileiro, Brasil e Paraguai estão, juntos, investindo em várias frentes, incluindo a obra da segunda ponte entre os dois países e a criação de tilápias no lago da usina de Itaipu.
"Nesta visita de serviço vem o nobre presidente do Paraguai tratar de vários assuntos. Como, por exemplo, estaremos, se Deus quiser, concluindo a segunda ponte com o Paraguai em meados do ano que vem. [...] Veio o senhor presidente da nação amiga tratar do anexo C de Itaipu binacional, também outros assuntos tratamos, como, por exemplo, daremos mais um passo na questão de criação de tilápia no lago de Itaipu", disse Bolsonaro.
O presidente brasileiro também enfatizou que os dois países estão unidos contra o crime organizado: "Tratamos também da questão do crime organizado. O Paraguai tem nos ajudado e muito nessa questão. Inauguramos há pouco mais um radar lá em Ponta Porã, que basicamente toda nossa fronteira está blindada com esse radar", declarou.
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, posa com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez, após uma reunião em Brasília, Brasil, em 24 de novembro de 2021
© REUTERS / Uslei Marcelino
Já o presidente paraguaio também destacou a relação entre os dois países e ressaltou a importância das negociações para assinar as ordens de serviço da construção de uma nova ponte na fronteira, entre Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e o município paraguaio de Carmela Peralta, no departamento de Alto Paraguai.